in

Dicas para conseguir emprego

Muitos candidatos se candidatam a uma vaga para a qual se consideram qualificados, mas, após avançar no processo, não mantêm o emprego. Isso pode ser porque eles não atendem às habilidades profissionais que a empresa está procurando.

PUBLICIDADE

Por que isso acontece?

As necessidades das empresas não são as mesmas de 10, 20 ou 30 anos atrás, porém muitos modelos de ensino superior não mudaram.

Esse fator reduz a competitividade dos recém-formados e deixa profissionais que não são atualizados.

Além de um diploma: habilidades profissionais

De acordo com uma pesquisa de competências profissionais realizada pelo Acadêmico Centro, A.C. 26% das empresas têm dificuldade em encontrar jovens trabalhadores com o perfil certo para o cargo.

Essa falta de talento tem a ver com as habilidades e características necessárias para superar desafios e resolver problemas no trabalho, chamados habilidades de trabalho.

Existem habilidades básicas necessárias na maioria das posições, independentemente da área, por exemplo, trabalho em equipe.

Existem outros exigidos em posições de maior hierarquia ou com uma projeção de desenvolvimento, como liderança.

O domínio das habilidades profissionais, juntamente com o seu conhecimento e experiência, são importantes para melhores oportunidades.

Mais e mais empresas estão avaliando candidatos com base nas competências mostradas em seu perfil.

Jaime Martínez e Ernesto García, pesquisadores. Eles ofereceram uma conferência especial, onde compartilharam mais informações importantes sobre o que as empresas estão procurando.

Para ter uma visão completa do cenário de trabalho, foram realizadas mais de 1.500 entrevistas com pessoal de recursos humanos, gerentes e diretores de área.

Confira a videoconferência completa

Essas são as competências mais procuradas pelas empresas. O que você precisa desenvolver?

1. Comunicação oral em inglês

“As empresas precisam de pessoas com proficiência em inglês suficiente para atender uma ligação telefônica com um cliente ou fornecedor fora do México”, diz Jaime García, pesquisador do CIDAC, que afirma que essa competição é escassa entre os candidatos.

2. Negociação e resolução de conflitos

A capacidade de chegar a acordos, gerar um diálogo construtivo entre várias pessoas, oferecer soluções para uma situação adversa e ser capaz de negociar com os clientes.

3. Capacidade de tomar decisões

Não é necessário ter uma posição de alto escalão para mostrar poder de decisão.

Segundo Jaime Martínez, especialista, um candidato pode demonstrar essa capacidade trabalhando com alguma independência.

Também ao fazer propostas para resolver os problemas identificados na sua área.

4. Conhecimento do uso de máquinas

As empresas envolvidas nos processos de fabricação têm problemas para encontrar técnicos e profissionais que dominam o uso de máquinas.

PUBLICIDADE

A recomendação para o mais jovem é procurar práticas profissionais que os ajudem a adquirir esse tipo de conhecimento.

Como em muitas ocasiões, está fora do currículo da universidade.

5. Senso de responsabilidade

A capacidade de assumir o controle de suas atividades e supervisionar um projeto do início ao fim, encarregando-se de cada parte do processo.

Do mesmo modo, implica poder responder pelos resultados, positivos ou negativos.

6. Pontualidade

É um hábito que ninguém ensina, mas você pode se exercitar.

“As empresas mencionam constantemente que a pontualidade não apenas lhes parece uma qualidade importante, mas que é muito apreciada pelos candidatos e é difícil encontrá-la”, disse Ernesto García, do CIDAC.

7. Inovação

As empresas estão procurando um agente de mudança, uma pessoa com idéias novas e inovadoras que ousa não apenas propor, mas também implementar.

Se você é recém-formado, atreva-se a comunicar suas idéias e a apresentar um plano de ação.

8. Atendimento ao cliente

Uma atitude permanente de entender as necessidades do cliente em qualquer área da organização.

O cliente não é apenas quem compra o produto, mas também pode ser outros membros da organização com quem você colabora.

Essas 8 habilidades agregam valor profissional ao seu perfil, independentemente da área de trabalho à qual você se dedica.

Sem dúvida, haverá habilidades mais específicas para cada cargo e profissão.

Concentre-se no desenvolvimento dos que estão mais próximos da sua atividade e melhore o seu perfil.

CV

Antes de tudo, você deve ter um currículo muito bem desenvolvido, especificar suas qualidades e sua experiência bem (se você já o tiver), isso gera um objetivo pessoal. Faça de uma maneira diferente, brinque com sua criatividade.

Se você não está na Internet, você não existe

Parece forte, mas, pelo menos por enquanto, essa é a tendência no mundo de hoje. Mas, calma, para isso você tem, onde você pode criar uma conta, fazer upload de seu currículo e conhecer empresas, entre outras coisas.

Tudo isso para tornar sua pesquisa fácil, prática e adequada, pois você terá acesso a ofertas de emprego que atendem às suas necessidades e habilidades.

 Organize-se

Estar desempregado não precisa ser sinônimo de não fazer nada, pelo contrário, ter muitas horas livres fornece orientações para estabelecer um cronograma em que você se dedica apenas a procurar trabalho, a procurar cursos on-line ou pessoalmente, para lhe dar uma vantagem ao seu currículo e que podem ajudá-lo a adquirir novas habilidades, ou realizar uma atividade que o ajude a se limpar e que possa ter a ver com sua profissão.

 Espere e não desista

Nesta fase, é muito importante não desmoronar. Momentos de decepção, frustração e raiva podem chegar, e você deve estar forte e preparado. Ter muito tempo livre também pode levar à depressão, razão pela qual uma agenda organizada tira o sentimento de “desperdiçar seu tempo”.

 Que é o que você quer?

Dentro de seus objetivos, você deve definir o que realmente deseja na vida e qual é esse trabalho tão esperado, isso ajudará você a não procurar e acabar aceitando um emprego que não o fará feliz e no qual não durará muito … para retornar ao mesmo círculo vicioso.

Superar a fase de desemprego pode ser difícil, no entanto, é também um momento ideal para conhecê-lo, superar maus hábitos e forjar sua persistência.

PUBLICIDADE

Como trabalhar na NovAmérica

Como conseguir emprego rápido